quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Preconceito seguido de Racismo

      O racismo, o preconceito com o próximo é caracterizado pelo orgulho de não reconhecermos que somos diferentes e quanto mais,pensamos ser diferentes do outro o qual dizemos:"não prestar pra nada",e assim por diante.É que ainda mais que tentamos ser parecidos,autênticos em nossos atos,condutas e ações.
Por isso,faço minha as palavras deste poema abaixo:

                                                             Visão racista 
                                                            O RACISTA E SUA VISÃO

O que distingue a nossa diferença, se é que isto existe?! O que chamamos de diferença? E o que encaramos como diferente? A cor da pele, ou nossa formação genética?
Talvez certas pessoas que se dizem racistas, não conseguem definir por que são racistas! Se é pela cor da pele ou pela formação genética.
Mas eu me pergunto se todos fossem brancos com cabelos encaracolados e com nariz achatados; e os outros fossem de cabelos lisos e nariz afilado, e com maneira diferente, de se vestir e com culturas diferentes, oportunidades diferentes; como seria o racista.
Porque o próprio racista esqueceu-se de observar, que Deus quando criou o mundo, nos fez cada um, com uma formação diferente. Não para ser, um melhor do que o outro, mas sim para que as pessoas não fossem iguais.
Porque não existe diferença nenhuma entre o homem e o passarinho, porque do pó viemos e ao pó retornaremos.
Deus fez o negro, o mulato, o pardo o caboclo e o índio, e nos deu gostos diferentes. E assim com um balde de tinta nós acabamos nos misturando e nos tornando o que o racista não consegue ver, o branco com cabelos crespos, o negro com cabelos lisos, o branco com nariz achatado, e o negro com nariz afilado.
Porque ele se esqueceu de ver que o branco do papel, que ele observa, que até mesmo para se firmar o que escrevo preciso do negro, do preto do grafite.
O racista na visão branca, não consegue ver até mesmo a beleza de um eclipse. Pois é na beleza de um eclipse que a lua branca se esconde atrás do sol branco e predomina o preto!
Pois o racista não vai à praia, não usa camisa preta, pois ele é branco! Mas esqueceu que o branco se mistura com o preto, pois até o preto precisa do branco!
Pois o daltônico racista não consegue ver a beleza das cores da vida. E cego não é aquele que vive na escuridão, pois espera sempre Luz, branco da Luz! Mas é mais cego aquele que vive na claridade de sua cegueira do branco da Luz!           

Autor: Silvanio Pereira santos.


                                                           vamos repensar nossos atos!!!


 Postado por: NILA KAROLINE PEREIRA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário